Um cliente me procurou recentemente falando sobre o desejo de obter a cidadania italiana. Posteriormente, conversando com ele, percebi que ele também tinha a descendência portuguesa. Diante disso, sugeri a obtenção da cidadania portuguesa.

Vejamos os pontos positivos e o porquê dessa orientação.

• Do valor dos custos

As despesas para a obtenção da cidadania italiana são superiores às despesas para a obtenção da cidadania portuguesa. Todos os documentos necessários para a obtenção da cidadania portuguesa precisam ser apostilados. Já para a obtenção da cidadania italiana, além dessa mesma necessidade, precisam ser traduzidos. E a tradução juramentada tem um custo bem alto.

• Do Tempo

O trâmite para a obtenção da cidadania portuguesa é de, em média, 1 ano para a cidadania de neto e cônjuge e de, em média, 4 meses para filho de português. Já a cidadania italiana possui uma demora, quando solicitada pelo Brasil, de mais de 10 anos.

A cidadania italiana é a mais comum. Mas, temos que olhar com mais atenção em relação à cidadania portuguesa. Ela permite a concessão dos benefícios do cidadão europeu e possui um trâmite e custos mais rápidos do que a italiana.

Artigo escrito pela advogada Fabiana Svenson Petito Ribeiro, sócia de área do escritório Pazzoto, Pisciotta & Belo Sociedade de Advogados.

Publicações mais recentes